O que é a Celulite?
A celulite, ou mais precisamente a fleboedema gelóide, afeta quase todas as mulheres após a adolescência, sendo as pernas mais localizada na coxas na região postero-lateral e gluteos as áreas mais frequentemente afetadas.
Manifesta-se como acumulação de gordura e microcirculação vascular e linfática prejudicada, resultando na acumulação de líquidos e resíduos. Isto estimula uma reação de defesa no corpo, que provoca o espessamento dos septos que dividem os lóbulos gordos, bem como a invasão do conteúdo adiposo (gordura), alterando o aspeto da superfície da pele e dando-lhe um aspeto de "casca de laranja".
Podemos classificar a celulite por graus, sendo que nem todas as celulites são iguais e a mesma pessoa pode ter diferentes tipos de celulite.
Grau 1
Conhecida como celulite interna, só aparece se a pele for apertada com força, neste caso, os vasos sanguíneos estão muito suscetíveis à inflamação e acumulação de toxinas.
Grau 2
Nesta fase, não é necessário apertar a pele para se ver as marcas e é aqui que o sistema linfático está mais comprometido, sendo que a retenção de líquidos é bastante evidente.
Grau 3
As fibroses começam a ser visíveis e os nódulos a ser sentidos ao toque, estando a pele malnutrida, pode até haver desidratação de tecidos. A textura da pele é áspera e começam também a surgir microvarizes. É neste grau que a dor e inchaço fica evidente.
Grau 4
Nem mesmo a roupa consegue esconder este grau de celulite, as fibras que formam a musculatura formam nós e as células de gordura criam nódulos ainda maiores.
A circulação está completamente comprometida e a região afetada começa a escurecer e a dor.
Como devemos tratar a celulite?
Devem de ser utilizados tratamentos com a capacidade de eliminar a fibrose, seguida da diminuição da viscosidade do líquido intersticial promovendo a lipolise (degradação de gordura) e por último diminuir o edema. A avaliação é a parte mais importante do tratamento para um bom diagnóstico do tipo de celulíte a tratar.
Tratamentos que ajudam no combate - drenagem linfática, tightsculpting, tecarterapia, pressoterapia, eletroestimulação, entre outros.
Como podemos prevenir?
Para além apostar nos melhores tratamentos no combate à celulite, existem várias coisas que poderão auxiliar na prevenção e redução da celulite.
Uma alimentação adequada às nossas necessidades e a prática de exercício físico são talvez a peça mais importante na redução da celulite, desta forma vamos melhorar a circulação sanguínea, diminuir a ingestão de gordura e açúcar.
As nossas nutricionistas irão sempre desenvolver o melhor plano para que consiga atingir os seus objetivos, lembre-se que aumentar o consumo de água, frutas, sementes, legumes e verduras será sempre bom para que viva o seu dia a dia da melhor forma possível!
Para resumir, SIM! É possível acabar com a celulite a tempo do Verão!
Agende a sua consulta para perceber quais procedimentos são os melhores para si e comece hoje a planear o Verão que tanto anseia.