Os mitos mais comuns da dermatologia!
Os cuidados diários a ter com a pele sempre geraram muitas dúvidas. Quando procuramos a melhor forma de nos cuidarmos, muitas vezes nos debatemos com vários mitos que ficaram difundidos como verdade.
Está na altura de pôr um ponto final nesses mitos para que, desta forma, tome decisões informadas no que toca ao cuidado diário da sua pele.
1. Pele oleosa não deve ser hidratada
Hidratação é diferente de oleosidade. Ao contrário do que muitos pensam, uma pele hidratada consegue controlar a oleosidade por mais tempo. Já uma pele desidratada tem a tendência de ficar ainda mais oleosa.
De forma a compensar a falta de hidratação, a pele oleosa produz um excesso de sebo quanto se torna seca. Isto só vai fazer com que a pele se torne ainda mais oleosa. Até a pele oleosa precisa, mais do que qualquer outra coisa, de hidratação. Limpar a pele, esfoliar regularmente e aplicar creme hidratante é a melhor receita para uma pele equilibrada – não se deve usar produtos à base de álcool que a sequem.
2. Protetor solar só deve ser usado em dias de sol
Ao contrário do que possa pensar, o protetor solar é uma necessidade diária e não apenas nos dias em que está exposta ao sol.
A aplicação de protetor solar é o passo mais importante na sua rotina diária de cuidado com a sua pele. A exposição solar sem proteção, ao longo dos anos, causa danos na pele, e pode levar ao aparecimento de sinais visíveis de envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas), bem como o surgimento de patologias dermatológicas. Para se proteger contra os raios UV recomenda-se o uso de um protetor com factor 15 ou superior e, apesar da maquilhagem com proteção solar ser útil, não deverá ser a sua única medida na linha de defesa contra os danos dos raios solares.
Recomendamos que a aplicação do protetor solar seja o último passo na sua rotina diária antes de aplicar qualquer maquilhagem.
3. Fototipos mais altos não precisam de proteção solar
Em fototipos mais altos, com maior concentração de melanina, o descrito no ponto anterior é tambem válido, ao contrário do que a maior parte das pessoas possa pensar. O protetor solar é indispensável para todos os fototipos de pele porque, além de proteger da radiação, ajuda a evitar queimaduras, desidratação, manchas e envelhecimento precoce causados pelo Sol.
4. Acne só na adolescência
A acne surge, também, em peles maduras e adultas, principalmente em mulheres. O que poderá ser explicado pela oleosidade da pele, mas acima de tudo, pelo fator hormonal – uma das principais causas da acne nesta faixa etária. Se pensarmos que as mulheres ao longo da vida passam por grandes alterações hormonais, será fácil compreender a sua incidencia em mulheres na fase adulta.
Não poderemos colocar de parte os níveis de stresse, que por sua vez desregula os níveis hormonais!
5. Comer chocolate provoca acne
Tendo em atenção o descrito no ponto anterior, ter uma alimentação rica em gordura e açúcares não é saudável por muitos motivos, mas não causa acne. O que pode, de facto, reparar é o aparecimento de borbulhas quando ingere comidas altamente glicémicas mas isso é simplesmente uma resposta inflamatória do corpo a esses alimentos, não o responsável pelo aparecimento de acne na pele.
6. Deve escolher os produtos de cuidado da pele baseados na sua idade
A idade não é um tipo de pele. Uma pessoa com 50 anos pode ter os mesmos problemas de pele que uma pessoa de 20. A pele oleosa e poros obstruídos podem persistir a vida toda, o mesmo contece com uma pele seca. Na dúvida deverá consultar um especialista em pele (fisioterapeuta dermatofuncional ou dermatologista) de modo a avaliar o seu tipo de pele e indicar qual os cosméticos mais adquados às suas necessidades.
7. Tratamento de manchas só deve ser realizado no inverno
Inicialmente, os tratamentos para manchas eram, na sua maioria, à base de ácidos, que não devem ser utilizados quando há exposição à radiação solar, como acontece no verão.
Com o avanço da ciência, surgiram novos recursos de tratamento e ativos que não são fotossensíveis, ou seja, a exposição do sol não prejudica o tratamento. Aliás, estudos recentes têm demonstrado que quem tem manchas e principalmente melasma, deve usar produtos controladores da formação do pigmento - despigmentantes, de forma constante, o ano inteiro e todos os dias.
8. O vapor da água quente abre os poros
A ideia de que os poros abrem e fecham dependendo da temperatura da água é um mito comum mas, na realidade, simplesmente não é verdade. Isto porque os nossos poros estão sempre, tecnicamente, abertos. Os poros podem parecer mais visíveis se utilizar água quente para limpar o rosto, mas isso acontece simplesmente porque a pele dilata ligeiramente com aumento de temperatura e consequente aumento da vascularização do rosto, não porque os poros se tenham realmente aberto. Os poros não abrem e fecham dependendo da temperatura!
9. A pele adapta-se aos cosméticos e os mesmos deixam de fazer efeito com o uso prolongado
A pele não se adapta aos produtos de beleza mais do que o seu corpo se adapta a uma dieta saudável. Poderá notar que a sua pele não melhora tanto, como inicialmente o fez, mas o motivo é outro: se a sua pele estava seca ou irritada quando começou a usar cosméticos apropriados à sua condição, a melhora inicial que terá será muito mais significante do que aquela que vai ver meses mais tarde, quando a pele já tem um nível saudável mais elevado e em que está apenas a mantê-lo.
10. O preço do cosmético é um bom indicador da qualidade do produto
Não devemos descartar um cosmético só porque é barato. A verdade é que há produtos bons e maus em todas as marcas e nas mais diversas categorias. E tudo depende da fórmula, não do preço, por isso, o mais importante e o que realmente devemos ter em consideração na hora de escolher um bom cosmético para o nosso rosto será a sua composição.